Pular para o conteúdo

Concurso IBGE 2022: Nova prova pela FGV com ajustes na concordância.

Concordância verbal e nominal é um tema fundamental para quem está se preparando para o concurso do IBGE 2022, que terá a banca FGV como responsável pela elaboração das questões. Neste artigo, vamos abordar de forma detalhada as principais regras e dicas para garantir o seu sucesso nesta prova tão importante.

Concordância verbal

A concordância verbal é a adequação entre o verbo e o sujeito da oração, ou seja, o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito. Existem algumas regras básicas que devem ser seguidas para garantir a correta concordância verbal:

1. Verbo no singular ou plural

Quando o sujeito da oração é singular, o verbo deve concordar no singular. Da mesma forma, quando o sujeito é plural, o verbo deve concordar no plural. Por exemplo: “O aluno estuda todos os dias” (sujeito singular) e “Os alunos estudam todos os dias” (sujeito plural).

2. Sujeito composto

Quando o sujeito da oração é composto, ou seja, formado por mais de um elemento, o verbo concorda com o núcleo mais próximo. Por exemplo: “O pai e a mãe chegaram cedo” (verbo concordando com o núcleo mais próximo, que é “mãe”).

Concordância nominal

A concordância nominal trata da relação entre os nomes (substantivos, adjetivos, pronomes) e seus determinantes (artigos, numerais, pronomes). Assim como na concordância verbal, existem regras que devem ser seguidas para garantir a correta concordância nominal:

1. Substantivo e adjetivo

O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere. Por exemplo: “Os livros antigos estão na prateleira” (adjetivo concordando com o substantivo em gênero e número).

2. Pronome e antecedente

O pronome concorda em gênero e número com o seu antecedente. Por exemplo: “As meninas chegaram cedo, elas estão estudando” (pronome concordando com o antecedente em gênero e número).

Agora que você já sabe as principais regras de concordância verbal e nominal, é hora de praticar e revisar o conteúdo. Lembre-se de que a prática constante é fundamental para fixar o conhecimento e garantir um bom desempenho na prova do IBGE 2022. Boa sorte nos estudos e sucesso na sua jornada de preparação!

VEJA O VÍDEO QUE SELECIONAMOS SOBRE O TEMA

Autor do Vídeo: Concurseiro Nômade …
Créditos da Imagem e conteúdo do vídeo: Acesse aqui.

Marcações: